A Matemática é um desafio para os professores e para boa parte dos jovens, que caracterizam o ensino como algo sem significado, em que precisam decorar e aplicar fórmulas sem saber ao certo por onde seguir e onde devem chegar. Visando colaborar para mudar este cenário e também os índices de desempenho escolar, em todas as formas de avaliação, este projeto tem como objetivo promover o gosto pela Matemática e auxiliar os professores a integrarem um contexto desafiador e animador para as aprendizagens pretendidas. Para isto, propomos aproveitar o potencial das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para estimular os estudantes a se envolverem e melhorarem o raciocínio lógico e o conhecimento em Matemática por meio da resolução de problemas e questões diferenciadas como as que caracterizam essas Olimpíadas.
A problematização motivadora para o projeto é: “Com um instrumento de acesso rápido aos professores para questões de interesse da OBMEP, essas serão utilizadas como recurso de aprendizagem? Os alunos se sentirão mais motivados para aprender Matemática se as atividades de aprendizagem tiverem também questão das OBMEP? E, ainda, os estudantes, os professores e a escola se envolverão mais com a OBMEP?”
Durante o projeto, será criado um clube da Matemática. Nós, estudantes do Ensino Fundamental, vamos resolver as questões da OBMEP, com o propósito de aprender Matemática e classificá-las em relação aos conteúdos e ao grau de dificuldade das resoluções. Como produção intelectual, e de criação, serão elaborados subsídios, na forma de dicas, para as resoluções e, como produto dos estudos e pesquisas, será criado um blog, onde serão disponibilizadas as questões, como um recurso de apoio aos professores, na forma de um repositório que integra também a novidade das dicas. No blog, será construída uma rede de acesso às questões e aos gabaritos, porém com uma etapa intermediária, entre a resposta e a resolução de cada questão, onde serão apresentadas dicas para a resolução do problema, incentivando que os estudantes reflitam um pouco mais, se não conseguiram acertar a questão ou para ver outra possibilidade de percurso, antes de conhecer a resolução proposta e comentada no site da OBMEP.
Assim, a OBMEP será proposta como um recurso potencial para melhorar a qualidade da Educação Matemática e integrará um blog, como apoio tecnológico criativo e um instrumento para despertar vocações científicas e incentivar talentos do ensino público, fundamental ou médio, do RS.
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